top of page

Jesy Nelson é acusada de Blackfishing

Após anunciar a saída do Little Mix em 2020, Jesy Nelson já dava entrevistas abordando o início da sua carreira solo. Foi criada uma grande expectativa vindo do público quando começaram a sair algumas informações, vídeos e rumores a respeito do debut, que foi lançado na última sexta-feira(8).


O single Boyz, em parceria com Nicki Minaj, já chegou causando polêmica entre os internautas que acusam Jesy de blackfishing e apropriação cultural, mas antes de entrar mais a fundo no caso, vamos entender o que esse termo significa.


O termo que funciona meio como um substituto de BlackFace tem aparecido cada vez mais no noticiário internacional para descrever o comportamento de artistas brancos que parecem imitar a aparência dos negros. Não é um elogio. A prática de Blackface era utilizada em peças teatrais onde brancos interpretavam personagens negros de forma caricata, racista e pejorativa, onde os personagens eram sempre figuras incompetentes, burras e ignorantes.


No caso de Jesy Nelson, existem vários fatores que baseiam essas acusações e vamos citá-los aqui para vocês:


Bronzeamento Artificial:


A primeira e principal acusação que Jesy está sofrendo é de querer se passar por negra, afinal a cantora passa por procedimentos para “escurecer“ sua pele através de bronzeamento artificial. Comparações com Leigh-Anne, outra integrante do Little Mix que é negra, foram criadas na Internet.


Apropriação Cultural:


Jesy já apareceu diversas vezes usando perucas cacheadas/crespas e tranças, no clipe de Boyz não aconteceu diferente. Vale ressaltar a problemática a respeito disso já que muitas negras e negros sofrem preconceito por terem esses tipos de cabelo, sendo criticados e menosprezados por por seus cabelos serem desse modo, já quando uma artista branca utilizada esse tipo de cabelo ela é elogiada sem nenhum tipo de critica ou julgamento vindo da sociedade.


Apropriação Sonora:


O single Boyz também virou alvo de críticas já que sua sonoridade é semelhante ao Hip-Hop, popular nos Estados Unidos. O gênero foi desenvolvido pela população negra como forma de protesto contra desigualdades e sempre foi descriminalizado, até cair no gosto da população branca que acaba tentando se apropriar da mesma forma que aconteceu com o Jazz e o Blues.


Jesy se defendeu das acusações através de entrevista para a Volture: "Eu saí (da banda) e as pessoas começaram a dizer isso. [...] Eu amo a cultura negra e amo a música negra e estou ciente de que sou uma mulher britânica branca, eu nunca disse o contrário."


E ai?! Vocês acham que Jesy está realmente cometendo Blackfishing ou os internautas estão exagerando?

 
 
 

Comments


bottom of page