top of page

O peso da fama: do topo ao fundo do poço

Lorraine Gomes


Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em alcançar a fama e o estrelato. Ser reconhecido por onde passa, receber elogios pelo talento, as megas parcerias, os mimos de marcas consagradas são algumas das características de uma celebridade e muitas atingem o topo ainda na infância e adolescência.


Porém o que muito não se conta é o peso que a fama carrega. Fofocas, paparazzi por todos lados, invasão de privacidade e em muitos casos a fama repentina trás consequências para as jovens estrelas. Rebeldia, vícios, depressão e morte são algumas das consequências da carga pesada dos red carpets.


Felizmente grande parte cresce, amadure e conseguem dar a volta por cima, mas a pressão para muitos é tanta que mesmo com o passar dos anos o fardo da fama não são dissipados afetando o psicológico do artista de formas irreversíveis, a luta pela vida e pela dignidade vira uma constância também na vida da família dessas pessoas.


Confira alguns desses famosos que já passaram por tempos sombrios durante suas carreiras:


Justin Bieber:

Justin ficou mundialmente conhecido em 2010 com o single Baby que rapidamente tomou conta das rádios e dos grandes charts de música. Ainda muito novo, com seus então 16 anos, o cantor foi arrastado pelo estouro de sua carreira tão grande que rapidamente foi possível ver como a fama o estava atingindo. Depois do primeiro ano de sucesso Justin começou a apresentar comportamentos rebeldes e impulsivos chegando até mesmo a ser preso. O tempo passou e ele conseguiu dar a volta por cima, Justin reconhece os erros de seu passado e nos últimos anos se mostrou um cara muito mais amadurecido. A rebeldia se foi, mas o talento e a fama continuam!


Miley Cyrus:

Miley entrou no mundo artístico ainda criança, atingiu um grande público e a febre Hanna Montanna perdurou por muitos anos. Assim como outras crianças Disney, Miley foi moldada para sempre apresentar uma imagem de garotinha feliz e simpática diante das câmeras. Porém meus caros, a estrela teen foi crescendo e na transição da carreira de atriz para cantora ela se revelou uma mulher de personalidade forte e que sabia muito bem o que queria, o baque maior para seus fãs foi a transformação da artista de estrela mirim para um mulherão super sexy e provocativa do dia para noite. As criticas foram muitas e a imagem da cantora se sobrecarregou por um tempo, mas ela demostrando atitude perseverança conseguiu conquistar ainda mais o seu público. Miley cresceu e no último ano entregou um álbum belíssimo mostrando um lado mais profundo da artista.


Demi Lovato:

Demi também foi uma criança Disney, começou ainda bem pequena e atingiu o topo de sua carreira ainda na adolescência. Entre altos e baixos de uma rebeldia adolescente Demi foi uma das estrelas teens que mais se entregou sob o peso da fama, teve distúrbios alimentares e vícios com drogas. A perseguição midiática em torno da jovem artista foi muito para os ombros da cantora que não soube lidar com a fama, mesmo com uma equipe por trás. Demi já foi internada diversas vezes, e hoje até fala mais abertamente sobre seus problemas e a luta constante contra esses vícios.


Britney Spears:

A princesinha do pop 2000, Britney é uma das que mais foi marcada pelos escândalos envolvendo sua carreira artística. O peso da fama para ela foi tão forte que a cantora lida até hoje com os danos psicológicos causado na época de sua ascensão. Quem não se lembra da cena de Britney raspando o cabelo visivelmente alterada?


A cantora se estabilizou, porém até hoje ela luta na justiça para se livrar do comando de tutela do pai sobre seus bens, ou seja, seu pai é o guardião legal de toda sua fortuna e é ele quem dita quando e como ela será usada, impedindo Britney de fazer suas próprias escolhas relacionada ao fruto de seus trabalhos.


Amy Winehouse:

Amy foi uma cantora talentosíssima, que infelizmente se entregou de corpo e alma para os vícios. Ela não suportou a fama e teve uma das consequências mais graves: a morte. Amy faleceu aos 27 anos devido aos abusos de álcool e drogas, instigados pelo fardo do estrelato. Ela nem mesmo teve forças para lutar contra os vícios, foi para a reabilitações duas vezes, mas não quis ficar. Saiu da última dois dias após a internação contra a vontade da família e dos medicos.


Amy sabia de sua condição e inclusive fez uma canção contando sua trajetória na última reabilitação. A cantora afundou na dependência química com a ajuda do namorado o que a levou a decadência total no final de sua vida.


Whitney Houston:

A Diva pop dos anos 80's, foi base para as divas teens dos anos 2000. Whitney tinha uma potência vocal magnifica que até nos dias atuais é elogiada por muitos.


A Ícone pop também começou a demonstrar seu talento desde pequena, no coral da igreja. Na adolescência já era possível ver o reconhecimento que ela conquistaria, mas foi na vida adulta que o sucesso a alcançou, lançando a menininha do coral para os grandes palcos musicais. Whitney também teve sérios problemas com drogas e sua luta era ainda mais difícil pela imposição de sua mãe em sempre ter a filha perfeita sob os holofotes. Para a cantora era pesado demais, sua liberdade era caçada e barrada a cada passo. Não bastasse a pressão psicológica da família em torno de Whitney, que sustentava todos com sua fama, ela se envolveu com uma pessoa também psicologicamente afetada que acabou culminando no declínio de sua carreira, os abusos e vícios eram partilhados por ambos.


A Diva se separou, mas os danos causados já eram irreversíveis. Teve a voz comprometida assim como sua imagem, a segunda ela até recuperou depois de alguns anos. Infelizmente a carreira de Whitney nunca mais foi a mesma. Passou por reabilitações e tratamentos, no entanto em 2012 foi encontrada morta na banheira do hotel em que se hospedava, vitima de um afogamento acidental, mas no laudo da autopsia foi constatado vestígios de cocaína na banheira o que pode ter contribuído para o óbito.


Comments


bottom of page