top of page

O que foi o ARTPOP ACT II e porque ele não foi lançado

O ARTPOP, quarto álbum de estúdio de Lady Gaga, foi um Marco para cultura pop. Durante a produção e execução do projeto, muita expectativa foi criada tanto da parte dos fãs quanto por parte da própria Gaga que vivia postando sobre a grandiosidade do álbum chegando até a chamá-lo de álbum do milênio.




Mergulhando no EDM (Electronic Dance Music), Gaga se afastou das referências de Disco, Rock e Metal de seus trabalhos anteriores e até a estética de seus visuais deixou de ser Dark para se transformar em Clean e colorido. Ao todo, foram produzidas cerca de 90 músicas para o álbum e Gaga sugeriu que fossem lançadas em duas partes, uma mais comercial, que era a demanda da gravadora e a outra mais experimental, fechando o conceito do álbum.


Quando lançado oficialmente, o ARTPOP amargou resultados inferiores ao que a gravadora esperava, Applause foi barrado do topo da Hot 100 e o álbum se tornou a pior estreia em vendas da cantora, mas ainda existia divulgação. Foi aí que começaram a surgir as polêmicas da era:


"Do What U Want" foi escolhida como segundo single e uma bela performance foi realizada no American Music Awards, mas antes do lançamento do clipe, R Kelly, que dividia os locais da música com Gaga, foi acusado de cometer crimes sexuais. Como o clipe sugeria que Gaga estava sedada enquanto R Kelly e bailarinos dançavam e tocavam na cantora enquanto ela estava inconsciente, foi o suficiente para que o single e o clipe fossem descartados.



Gaga já havia falado que Vênus seria single, mas também foi descartada pela gravadora. A faixa que é uma das favoritas dos fãs foi incluída no Artpop film, porém o single oficial da produção cinematográfica foi G.U.Y. que mesmo sendo impecável também atingiu posições medianas pelas tabelas de todo mundo.


Um tempo depois, diversas faixas de Gaga que ainda não tinham sido lançadas começaram a circular na internet, faixas estas que estariam na Parte 2 sugerida por Gaga. Isso foi o Estopim para que a gravadora desistisse de seguir com projeto, mas ainda não se sabe se as faixas foram vazadas antes da gravadora descartar ou se a própria Gaga decidiu colocar as faixas na internet após a gravadora desistir do lançamento.




Recentemente o DJ White Shadow, responsável pelo instrumental da maioria das faixas do ARTPOP, foi para as suas redes sociais para informar que o "Act II" realmente existiu, inclusive foi ele quem iniciou as tags para impulsionar a parte 1 e pedir que Gaga insistisse para lançar a parte 2.


A tag fez com que o álbum atingisse o topo do iTunes em mais de 20 países, incluindo os Estados Unidos, na época do lançamento o álbum acabou não atingindo o topo da plataforma.


Depois destes resultados Gaga veio as redes sociais para agradecer os fãs pelo acontecimento.




Comments


bottom of page