top of page

O que realmente aconteceu no show do Travis Scott?

No primeiro final de semana de novembro ocorreu o retorno do festival Astroworld de Travis Scott em Houston, nos Estados Unidos. Esta foi a terceira edição do evento que aconteceria em 2020, mas foi cancelado na pandemia e adiado para 2021.


Durante a apresentação de Travis, que inclusive era headline do festival, diversas pessoas foram pisoteadas e esmagadas pela multidão que tentava acompanhar o show do cantor. Até o presente momento em que essa matéria foi escrita, 10 pessoas morreram por causa dos incidentes que aconteceram no evento, sendo a última anunciada, uma criança de nove anos.


Mas o que causou esse desespero do público?


Vale ressaltar o grande aumento do público presente no festival que dobrou a capacidade de ingressos ofertados - em 2019, foram vendidos 50 mil ingressos, já em 2021 o número foi de 100 mil ingressos vendidos. Estudos foram realizados e comprovaram que haviam cerca de 6 pessoas por metro quadrado no evento, e o recomendado para que se tenha a capacidade de movimentação é de 4 pessoas por metro quadrado. Ou seja, os movimentos(empurrões, pisoteamentos) eram reproduzidos em massa, involuntariamente pelos envolvidos pela falta de espaço para locomoção.


Deste modo, quando o desespero começou, e as pessoas tropeçaram e caíram, era impossível se levantar, pois estavam sendo pisoteadas, causando mais quedas e mais pisoteamentos. Ao todo, foram 300 pessoas feridas pela confusão.


Qual foi o posicionamento da organização?


O rapper, que é o idealizador do evento, afirmou que na hora não estava ciente do que acontecia, conforme foi explicado através de nota da assessoria:

“Travis realmente não entendeu o efeito total de tudo até a manhã seguinte. Ele não sabia o que estava acontecendo. Entenda que quando ele está no palco e tem flash pods disparando ao seu redor, um monitor de ouvido com música e sua própria voz, ele não consegue ouvir nada e não consegue ver nada.”


Entretanto, críticas foram projetadas à organização do evento, afinal, segundo o Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos, se Travis Scott tivesse sido informado da situação e parado o show para acalmar a multidão, o número de vítimas poderia ser menor.


Após a tragédia, Travis Scott se disponibilizou a pagar os gastos dos velórios de todas as vítimas fatais, mas enfrenta cerca de 58 processos pelo acontecido em seu festival. Pessoas próximas ao rapstar afirmam que Scott está muito abalado e que não consegue nem sair de casa após o acontecido. Além de Travis, Drake também está sendo processado por mais de 125 fãs que estavam em show, no total, o valor da dívida chega a mais de R$4 BILHÕES!



 
 
 

Comments


bottom of page